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FAQ

Qual o objetivo do Prêmio Barco a Vapor?

Estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura.

É cobrada alguma taxa de inscrição?

Não. A participação no concurso é gratuita.

Quem pode participar?

Maiores de 18 anos (completados até 10 de fevereiro de 2017) residentes no Brasil, de qualquer nacionalidade.

Quais os documentos necessários para o cadastro?

Para brasileiros, o número de RG e CPF. Estrangeiros devem anexar uma cópia de qualquer documento com foto.

Qual é o período de inscrição?

De 7 de novembro de 2016 a 10 de fevereiro de 2017.

Como faço a inscrição?

Acesse o site barcoavapor.edicoessm.com.br e informe sua nacionalidade. Preencha a ficha de inscrição que aparecerá na tela. Envie seu texto, em formato pdf, docx, doc ou rtf, pela própria ficha. Cada participante poderá enviar até dois textos.

Obras com mais de um autor podem ser inscritas?

Sim. Nesse caso, um dos autores deve ser o responsável pela inscrição no site. O campo da biografia deve ser preenchido com os dados de todos os autores.

O que é um pseudônimo? Que tipo de pseudônimo deve ser usado?

O pseudônimo é um nome fictício que garante o anonimato do candidato. Portanto, é importante que não faça referência ao nome real. “Anjo”, “Honey”, “Fada”, Vovô” e “Cacto” são alguns exemplos de pseudônimos já utilizados em concursos anteriores.

Quais são as séries da coleção?

A coleção Barco a Vapor é dividida em séries, de acordo com a fluência leitora e faixa etária do público-alvo. Cada uma das séries é identificada por uma cor. O concurso elegerá apenas um vencedor dentre todas as séries.

  • Série Branca: leitor iniciante, a partir de seis anos.
  • Série Azul: leitor em processo, a partir de oito anos.
  • Série Laranja: leitor fluente, a partir de dez anos.
  • Série Vermelha: leitor crítico, a partir de doze anos.

Posso participar em mais de uma série?

Os autores podem inscrever no máximo dois originais e não precisam se preocupar em enquadrá-los em alguma série – isso será feito posteriormente pela editora.

Posso trocar o original cadastrado?

Não. Após o preenchimento da ficha de inscrição não será possível alterá-la.

Posso cancelar minha inscrição?

Sim, o cancelamento é possível desde que seja até a divulgação dos finalistas.

Posso enviar um original ilustrado?

Não. O prêmio avalia apenas o texto das obras. Originais com ilustrações serão desclassificados.

O original precisa estar cadastrado na Biblioteca Nacional?

Não, não há necessidade de cadastrar o original na Biblioteca Nacional.

Como faço para saber o número de caracteres do meu original?

Na barra superior do programa Word, na aba “Revisão”, há um botão chamado “Contar palavras”. Ao apertá-lo, você descobre a quantidade de caracteres do seu original. Você também encontra essa opção na barra inferior onde está escrito “Palavras”. Para o concurso, o número de caracteres que você deve levar em consideração é o “caracteres com espaços”.

Como faço para deixar o documento com espaço duplo?

No Word, selecione o texto todo e clique com o lado direito do mouse. Clique então em “Parágrafo” e em “Espaçamento entrelinhas” e selecione a opção “Duplo”.

Posso enviar o original por e-mail?

Não. O original deve ser inscrito pelo site, de acordo com as especificações do regulamento.

Como os originais serão julgados e selecionados?

Todos os trabalhos, desde que enquadrados nas especificações do Regulamento, serão submetidos à avaliação em duas fases. Na primeira fase, será constituído um júri para selecionar os originais finalistas. Os textos escolhidos serão então avaliados por outro júri, que indicará o original vencedor.

Os dois júris são compostos por escritores, professores, jornalistas e pessoas especializadas em diversas áreas da literatura e da crítica literária.

Como será feita a comunicação e a divulgação dos finalistas?

A lista com o nome dos finalistas será divulgada no site do Prêmio Barco a Vapor até o final de junho.

Em caso de dúvidas, falo com quem?

Escreva para barcoavapor@grupo-sm.com